Plataformas Tecnológicas Disponíveis na UFBA
Apresentamos as Plataformas disponibilizadas pela UFBA para o ensino-aprendizagem online, com tutoriais e orientações de uso.
Para realização das atividades acadêmicas remotas são quatro as plataformas principais necessárias:
- Ensino a Distância/Ambiente Virtual de Aprendizagem;
- Interação em tempo real com os alunos (conferência na web);
- Comunicação através de e-mail;
- Armazenamento, colaboração e compartilhamento de arquivos.
A plataforma de Ensino a Distância/Ambiente Virtual de Aprendizagem em uso na UFBA é o Moodle. A sua utilização, desde 2004, levou ao estabelecimento de uma cultura em nível institucional e um investimento continuado para seu aperfeiçoamento. Entretanto, a plataforma Moodle não apresenta todo o conjunto de funcionalidades necessárias para realização de cursos on-line, o que requer que ela seja utilizada em associação com outras ferramentas.
Para a gestão e realização de conferências em tempo real, bem como o armazenamento das mídias geradas, estamos viabilizando a integração do Moodle com o ambiente de ConferênciaWeb da RNP (antigo Mconf), que já vem sendo amplamente utilizado pela UFBA e demais IFES em todo o Brasil. Contudo, os recursos computacionais disponibilizados através da rede de cooperação da RNP não são suficientes para fazer frente, na escala necessária, ao atendimento da oferta de componentes curriculares da UFBA. Dessa forma, considerando requisitos norteadores de diversidade de ambientes, robustez, disponibilidade, escalabilidade e segurança, o ambiente institucional está sendo complementado com ferramentas das plataformas Google Workspace for Education e Microsoft 365 Education, tais como Google Meet, Google Drive e Gmail, Microsoft Teams e OneDrive respectivamente, através de serviços providos em nuvem.
Assim, o conjunto de plataformas, definido institucionalmente, que terá suporte pela equipe de TI da Universidade, é formado pelo Moodle como plataforma de Ensino-Aprendizagem, o ConferênciaWeb, Google Meet e Microsoft Teams como plataformas de interação em tempo real com os estudantes, o Google Drive e Microsoft OneDrive como plataforma de armazenamento, colaboração e compartilhamento de documentos e Google Gmail, como plataforma de e-mail para interação com os discentes. O Zimbra é a plataforma de e-mail recomendada para os docentes.
Conheça as Plataformas Complementares de Ensino Online
Vale ressaltar que a ConferênciaWeb possui funcionalidades específícas que o Google Meet e Microsoft Teams não possuem. Contudo, os recursos computacionais disponibilizados através da rede de cooperação da RNP não são suficientes para fazer frente, na escala necessária, ao atendimento da oferta de componentes curriculares da UFBA. Dessa forma, considerando requisitos norteadores de robustez, disponibilidade, escalabilidade e segurança recomenda-se a utilização do Google Meet e do Microsoft Teams.
IMPORTANTE: Veja as condições e requisitos de utilização das plataformas de interação (ConferênciaWeb, Google Meet e Microsoft Teams) a seguir.
Uso de Plataformas de Ensino Online
Dúvidas, Apoio Técnico
Vale observar que os conselhos superiores da UFBA recomendam que a comunidade utilize plataformas preferencialmente indicadas pela instituição. Assim, segundo as orientações, é facultada ao docente a utilização de outras aplicações. No entanto, ressaltamos, que a equipe técnica da STI e do NEAD/UFBA só dará suporte às ferramentas e plataformas aqui relacionadas e recomendadas.