Estudantil

Inclusão Digital

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR (SLS) NA UFBA

  • Edital 10/2020 (Seleção de Estudantes Colaboradores/as para atuação no projeto Tendas Virtuais no Semestre Letivo Suplementar) / Baixe aqui

  • Edital nº 08/2020 Apoio para Acesso à Internet no Semestre Letivo Suplementar / Baixe aqui

  • Edital nº 09/2020 Auxílio de Apoio à Inclusão Digital no Semestre Letivo Suplementar (SLS) / Baixe aqui

  • Chamada para Semestre Letivo Suplementar nº 01/2020 Auxílio Emergencial para Permanência destinado exclusivamente aos inscritos nos editais nº 02 e 05/2020 / Baixe aqui

  • Chamada para Semestre Letivo Suplementar nº 02/2020 Auxílio Emergencial para Permanência destinado exclusivamente aos inscritos nos editais nº 06/2020 - Camaçari / Baixe aqui

PROAE - UFBA

1 - Os auxílios/bolsas da Política de Assistência Estudantil estão mantidos?

Sim. Ficam mantidos os pagamentos dos auxílios e das bolsas oferecidos através da Política de Assistência Estudantil da UFBA durante o SLS.

2 - A inscrição no SLS é obrigatória para estudantes assistidos/as pela PROAE?

Não. O pagamento de todas as bolsas/auxílios disponibilizados será mantido, mesmo para a/o estudante que não estiver inscrito em componente curricular no SLS, desde que tenha situação de matrícula ativa no semestre 2020.1.

3 - Como posso obter outras informações específicas sobre os programas descritos acima?

3.1 - As demandas deverão ser enviadas por e-mail devendo conter:

Nome completo do/a solicitante
CPF
Nº de matrícula
Programa/benefício
Nome do/a orientador/a, se houver
Edição do programa, se houver
Mês de referência, quando se tratar de consulta/reclamação sobre pagamento de benefícios.

3.2 - Segue relação de e-mails dos setores/atividades da PROAE:

SETOR/ATIVIDADE

E-MAIL

Assuntos gerais da Coordenação de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade (CAAED)

caaed2019@gmail.com

Benefícios e Acompanhamento pedagógico

cpae-proae@ufba.br

Compras

compras.proae@ufba.br

Creche da UFBA

creche@ufba.br

Listagem

listagem.proae@ufba.br

Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE)

nape@ufba.br

Núcleo de Atenção à Saúde Integral do Estudante (NASIE)

nucleodesaude@ufba.br

Núcleo dos Restaurantes Universitários

nru@ufba.br

Programa Bolsa Permanência (PBP) e outras questões relativas a estudantes indígenas e quilombolas

permanenciamec@ufba.br

Projetos Especiais

projetosespeciais@ufba.br

Programa Estudante Convênio-Graduação (PEC-G)

pecg@ufba.br

Programas Permanecer e Sankofa

sisper@ufba.br

Renovação de Benefícios

renovacaoproae@ufba.br

Serviço de Residências Universitárias

proae-residencias@ufba.br

Serviço Social

servicosocialproae@ufba.br

Gabinete da Pró-Reitoria

proae@ufba.br

4 - Como fica o cadastro geral de graduação e pós-graduação?

As solicitações para cadastro geral de graduação e pós-graduação serão aceitas quando as atividades presenciais na UFBA retornarem. Caso haja alguma mudança, a PROAE informará através de seus canais oficiais.

5 - Como ficam os serviços da Creche e do Restaurante Universitário?

Estes serviços voltarão a funcionar quando as atividades presenciais na UFBA retornarem.

6 - O auxílio financeiro devido à suspensão das atividades do Restaurante Universitário continuará sendo disponibilizado?

Sim. Continuará sendo disponibilizado auxílio financeiro até o retorno das atividades presenciais da UFBA.

7 - O que acontece com as bolsas e projetos dos Programas Permanecer, Sankofa e Projetos Especiais?

A Coordenação dos Programas Permanecer, Sankofa e Projetos Especiais realizará um levantamento junto a orientadores/as e bolsistas a respeito das atuais condições dos/as participantes dos projetos dos editais em vigência (2019). Os projetos e as bolsas continuam prorrogados.

8 - Como serão as atividades presenciais na sede da PROAE?

As atividades presenciais na sede da PROAE e no Posto de Atendimento ao Estudante em Ondina voltarão a funcionar quando as atividades presenciais na UFBA retornarem. As atividades essenciais à continuidade da assistência estudantil, como pagamentos e atendimentos, estão sendo realizadas via trabalho remoto por e-mail.

9 - Quais as orientações para a Residência Universitária?

Conferir o conteúdo das notas técnicas divulgadas no site da PROAE (www.proae.ufba.br).

10 - Como será o atendimento pela Coordenação de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (COAE) no campus de Vitória da Conquista?

A COAE/IMS, Campus de Vitória da Conquista, está mantendo suas atividades por meio de atendimento remoto, através do e-mail: imscoae@gmail.com .

11 - Como será o atendimento pelo Núcleo Local de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas (NOAE) do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) no campus de Camaçari?

O NOAE/ICTI, Campus de Camaçari, está mantendo suas atividades por meio de atendimento remoto, através do e-mail: noae.icti@ufba.br .
Assuntos específicos podem ser tratados por e-mail conforme relação abaixo:

ASSUNTOS

E-MAIL

Auxílios da PROAE (Fátima – Assistente Social)

fatima.coutinho@ufba.br

Atendimento Psicológico (Lívia – Psicóloga)

liviagv@ufba.br

Consultoria - Criação de Rotina de Estudos (Laise – Pedagoga)

laise.isabela@ufba.br

12 - O pagamento do meu auxílio/bolsa não foi lançado ou foi estornado da conta bancária, o que fazer?

Os problemas mais comuns são:
- inconsistência com os dados da conta bancária
- utilização de conta poupança, conta conjunta ou conta fácil (quando ultrapassa o valor máximo permitido)
- conta inativa, conta bloqueada, conta encerrada, etc.

A informação sobre o estorno só aparece no portal da transparência (www.portaldatransparencia.gov.br) alguns dias depois da efetivação.

Se alguma dessas situações acontecerem, o/a estudante deverá encaminhar e-mail para o setor responsável pelo benefício, conforme lista informada no item nº 3.2, acompanhado de extrato bancário (em formato PDF ou JPEG) do último período.

13 - Quais os cuidados para que a situação do item anterior não ocorra?

Ter especial atenção à atualização dos dados bancários junto à PROAE, pois a inconsistência desses dados inviabiliza o recebimento da bolsa e/ou auxílio.

14 - Haverá apoio à inclusão digital para estudantes assistidos/as pela PROAE?

Sim. O/a estudante deve acompanhar no site da PROAE as próximas informações/publicações relativas à Inclusão Digital e Assistência Estudantil durante o SLS.

15 - Onde posso obter mais informações?

Acompanhando os comunicados disponíveis no site da PROAE (www.proae.ufba.br).