Como será na UFBA

Plataformas Tecnológicas Disponíveis na UFBA

Apresentamos as Plataformas disponibilizadas pela UFBA para o ensino-aprendizagem online, com tutoriais e orientações de uso.
 
 
Para realização das atividades acadêmicas remotas são quatro as plataformas principais necessárias: 
  • Ensino a Distância/Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Interação em tempo real com os alunos (conferência na web);
  • Comunicação através de e-mail;
  • Armazenamento, colaboração e compartilhamento de arquivos.
A plataforma de Ensino a Distância/Ambiente Virtual de Aprendizagem em uso na UFBA é o Moodle. A sua utilização, desde 2004, levou ao estabelecimento de uma cultura em nível institucional e um investimento continuado para seu aperfeiçoamento. Entretanto, a plataforma Moodle não apresenta todo o conjunto de funcionalidades necessárias para realização de cursos on-line, o que requer que ela seja utilizada em associação com outras ferramentas. 
 
Para a gestão e realização de conferências em tempo real, bem como o armazenamento das mídias geradas, estamos viabilizando a integração do Moodle com o ambiente de ConferênciaWeb da RNP (ou Mconf), que já vem sendo amplamente utilizado pela UFBA e demais IFES em todo o Brasil. Contudo, os recursos computacionais disponibilizados através da rede de cooperação da RNP não são suficientes para fazer frente, na escala necessária, ao atendimento da oferta de componentes curriculares do Semestre Letivo Suplementar da UFBA. Dessa forma, considerando requisitos norteadores de diversidade de ambientes, robustez, disponibilidade, escalabilidade e segurança, o ambiente institucional está sendo complementado com ferramentas da plataforma G Suite for Education, tais como Google Meet, Drive e Gmail, através de serviços providos em nuvem. 
 
Assim, o conjunto de plataformas, definido institucionalmente, que terá suporte pela equipe de TI da Universidade, é formado pelo Moodle como plataforma de Ensino-Aprendizagem, o ConferênciaWeb e Google Meet como plataformas de interação em tempo real com os estudantes, o Google Drive como plataforma de armazenamento, colaboração e compartilhamento de documentos e Google Gmail, como plataforma de e-mail para interação com os discentes. O Zimbra é a plataforma de e-mail recomendada para os docentes.  

Conheça as Plataformas Complementares de Ensino Online

 
Vale ressaltar que a ConferênciaWeb possui mais funcionalidades do que o Google Meet. Contudo, os recursos computacionais disponibilizados através da rede de cooperação da RNP não são suficientes para fazer frente, na escala necessária, ao atendimento da oferta de componentes curriculares do Semestre Letivo Suplementar da UFBA. Dessa forma, considerando requisitos norteadores de robustez, disponibilidade, escalabilidade e segurança recomenda-se a utilização do Google Meet.
 
IMPORTANTE: Veja as condições e requisitos de utilização das plataformas de interação (ConferênciaWeb, Google Meet) aqui.
 

Uso de Plataformas de Ensino Online

Dúvidas, Apoio Técnico

Vale observar que os conselhos superiores da UFBA recomendam que a comunidade utilize plataformas preferencialmente indicadas pela instituição. Assim, segundo as orientações, é facultada ao docente a utilização de outras aplicações. No entanto, ressaltamos, que a equipe técnica da STI e do NEAD/UFBA só dará suporte às ferramentas e plataformas aqui relacionadas e recomendadas.