Netiqueta

Todo ambiente social possui regras explícitas e implícitas de comportamento, que visam propiciar a boa convivência entre as pessoas que nele se relacionam. Em um ambiente virtual, como os que adotaremos para o ensino não presencial no Semestre Letivo Suplementar da UFBA, tal condição não é diferente.

‘Netiqueta’, termo que deriva de uma contração da expressão inglesa ‘Network Ettiquete.’ Isto é, ‘etiqueta na Net’, é um conjunto de boas maneiras e normas gerais de comportamento recomendadas para uma boa comunicação virtual. Assim, destacamos algumas condutas e cuidados essenciais à manutenção de um ambiente virtual amistoso e ético.

  • Ao participar de qualquer tipo de comunicação/interação no ambiente virtual, inicie-a cumprimentando a pessoa com quem você deseja interagir.
  • Não esqueça de encerrar sua mensagem de maneira cordial, comunicando a sua saída do canal de comunicação e digitando o seu nome.
  • Para aumentar a eficiência/eficácia na sua comunicação com as instâncias de apoio, suporte e orientação, informe, de maneira simples e específica, o seu nome, o curso, a turma e a sua demanda.
  • Seja claro na exposição do conteúdo, para que os seus interlocutores tenham compreensão da sua mensagem.
  • Faça sempre uma revisão antes de enviar ou publicar uma mensagem, pois assim você reduz/evita erros sintáticos e semânticos, garantindo um texto mais fidedigno ao que você deseja comunicar.
  • Seja participativo e compartilhe o seu conhecimento, bem como suas dúvidas, com professores/as e colegas/as. Lembre-se de que a participação e a interação também fazem parte dos processos avaliativos.
  • Busque compreender a funcionalidade de cada um dos canais de comunicação da plataforma de ensino não presencial que estiver utilizando, por meio dos manuais e do suporte técnico disponibilizados.
  • Lembre-se que o nosso ambiente virtual de aprendizagem é um espaço pedagógico. Portanto, evite a divulgação de quaisquer propagandas comerciais, religiosa ou política.
  • Quando ativar o seu microfone ou sua câmera em videoconferências, gravação de vídeos ou aulas online, fique atento para ruídos, para a forma como se veste e para o movimento no ambiente, para que sua intimidade não seja exposta, indevidamente.
  • Esteja atento à legibilidade do seu texto. Utilize tamanhos e cores de fonte que facilitem a leitura do que você escreve.
  • Evite utilizar texto totalmente em letras maiúsculas, pois no meio virtual isso significa ‘falar alto’ ou ‘gritar’.
  • Para dar destaque a algum ponto específico, utilize ‘negrito’ ou ‘asterisco’, procurando usar o ‘itálico’ para palavras estrangeiras e o ‘sublinhado’ para indicar links.
  • Evite gírias e palavrões.
  • Utilize emotícones para representar emoções e estado de espírito. Cuidado com o exagero desse recurso, pois pode poluir e dificultar a compreensão do que você busca comunicar.
  • Busque responder sempre o que lhe foi perguntado, pois a comunicação se cria e mantém por essas trocas (perguntas e respostas).
  • Sempre que citar normas, autores, documentos ou sites da web, não esqueça de explicitar a fonte consultada (de onde você tirou a citação).
  • Esteja atento às questões relacionadas a direito autoral, direito a imagem e propriedade intelectual, previstas em lei federal, cujas infrações são passíveis a penalidades criminais.
  • Faça as leituras indicadas pelos professore, pesquise, seja colaborativo e proativo. Aja com ética, respeito e cordialidade.

Além de regras de comportamento para interação interpessoal no ambiente virtual, devemos estar atentos às maneiras saudáveis de atuar no ensino online:

  • Cuide da ergonomia: A ergonomia importa muito, pois a má postura pode atrapalhar seu desempenho, pois gera dores e fadiga. Sente-se corretamente à frente do computador. Atente-se à aproximação e altura do teclado e da tela do computador. Relaxe os ombros e o pescoço e mantenha os cotovelos e joelhos destencionados.
  • Saia da frente do computador: O ideal é levantar a cada 40 minutos e, de preferência, tomar ar fresco. Se for o caso, defina um temporizador para emitir um lembrete e se obrigue a levantar.
  • Alongue o corpo: Durante os intervalos, é essencial fazer alguns alongamentos, para reduzir a tensão e a fadiga muscular. O alongamento somado à respiração restaura e renova a mente e as sensações do corpo. Busque vídeos com orientações profissionais sobre alongamento e respiração, para evitar se machucar.
  • Cuide dos olhos: Faça pausa para os olhos e ajuste as configurações da tela para minimizar o brilho. Use a iluminação correta no ambiente. Nos intervalos, tente olhar para o horizonte, focando em objetos distantes.
  • Hidrate-se e alimente-se bem: Durante os intervalos, aproveite para se hidratar e se alimentar de maneira saudável e leve. “Você é o que come”. Porque comer um biscoito recheado ao invés de uma fruta? Toda proteína dá poder ao cérebro. Água não é apenas imprescindível para o funcionamento do nosso corpo, mas para o desenvolvimento de nossa mente. Dê preferência a sucos naturais e água de côco.
  • Use roupas confortáveis: O mais importante é que a roupa e calçados não incomodem, sejam confortáveis. Mas, atente para exposições indesejadas nas exibições por vídeos.
  • Evite a ansiedade: Use a flexibilidade do ambiente virtual, totalmente, ao seu favor. Tire o melhor proveito da flexibilidade do cronograma das atividades. Planeje um horário que acomode suas atividades diárias e se cuide antes de inicia-las, respeitando os momentos para alimentação, higiene, descanso e diversão.

Fontes:

BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Netiqueta. Disponível em <http://www.educacaoadistancia.camara.leg.br/ead_cfd/file.php/1/Documentos_geral_/Netiqueta.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2013.

SILVA, Liliam. Blog Educação à Distância. Disponível em: <http://www.educacao-a-distancia.com/8- maneiras-saudaveis-para-estudar-on-line/>. Acesso em: 24 de ago. de 2020.

NETIQUETA. In. Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta>. Acesso em: 15 fev. 2018.

UFTM – CEAD. Disponível em: <https://ead.uftm.edu.br/mod/url/view.php?id=31497&lang=en>. Acesso em: 24 de ago. de 2020.