Detalhes do Semestre Letivo Suplementar

Nesta região fornecemos um detalhamento das decisões norteadoras para realização do semestre suplementar na UFBA.

SLS
  • Não presencial – Excepcional – Temporário
  • Participação de todos os Cursos, Programas e Docentes
  • Desenvolvimento de atividades de ensino de graduação e pós-graduação
  • Planejamento conjunto entre Departamentos/equivalentes e Colegiados de Cursos/Programas
  • Exclusivo para estudantes regulares da UFBA
  • Coordenação geral: SEAD e Assessoria de TI
  • Orientação e suporte: SUPAC, STI e Pró-Reitorias
  • Início: 08/09/2020  e  Término: 18/12/2020
Atividades
  • Componente Curricular previsto no Projeto do curso
    • Validação automática para integralização curricular do estudante
      • Manutenção de carga horária (Teórica/Prática/Estágio)
      • Oferta de componentes Obrigatórios e Optativos
      • Oferecido no turno de funcionamento do curso
      • Trabalhos de Conclusão de Curso (Defesas)
        • Concordância entre Professor, Aluno e Colegiado
      • Estágio não presencial
        • Observada legislação, convênios e termos de compromissos
      • Monitoria e Tirocínio docente
  • Ações formativas
    • Curso livre, Conferência, Palestra, Seminário interdisciplinar, Capacitação
  • Aproveitamento mediante solicitação do estudante ao Colegiado
Departamentos
  • Oferta de componentes previstos no Currículo dos cursos e de Atividades extracurriculares
  • Criação de Disciplinas e Atividades
    • Encaminha processo eletrônico para a SUPAC
  • Articulação com Colegiados de cursos e Programas – identificação de prioridades
  • Aprovação do Plano de Ensino proposto pelos Docentes
Colegiados
  • Participa da proposição das atividades a serem oferecidas pelos Departamentos/equivalentes
  • Atua na Inscrição dos estudantes
  • Gerencia as demandas dos estudantes junto aos órgãos da Administração Acadêmica e STI
  • Atenção aos prováveis concluintes no semestre 2020.1
Sibi
  • Todas bibliotecas do Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI/UFBA) permanecerão fechadas.
  • As bibliotecas não realizarão empréstimos ou receberão os livros que foram emprestados antes do distanciamento social;
  • Os usuários que estiverem com livros emprestados não será penalizados durante o período em que os serviços das bibliotecas estão sendo realizados remotamente.
  • No caso de desistência ou trancamento do curso, será criado um esquema especial para a devolução de livros que será amplamente divulgado.
Professores
  • Participação de todos os docentes ativos e não afastados
  • Mínimo de 4 horas semanais em componentes curriculares ou atividades extracurriculares aprovadas pelo Departamento/equivalente
  • Possibilidade de realização de atividades compartilhadas por mais de um professor, com registro integral da carga horária da atividade desenvolvida
  • Capacitação para desenvolvimento de atividades remotas oferecida pela SEAD
  • Suporte pedagógico e técnico para desenho metodológico das atividades e uso de ferramentas de TIC
  • Participação a ser considerada nos relatórios de progressão/promoção e estágio probatório
  • Possibilidade de pedido de dispensa ao Departamento/equivalente, em casos de impossibilidade de cumprimento da carga horária
  • Ocupante de cargo administrativo poderá ter a carga horária reduzida
  • Apresentação de Plano de ensino do componente ou atividade a ser desenvolvido
    • Identificação do componente ou atividade
    • Número de vagas
    • Metodologias (prever atividades síncronas e assíncronas)
  • Cronograma das atividades síncronas e assíncrona
  • Métodos de avaliação 
  • Ferramentas de TIC/AVA adotadas
  • Bibliografia
  • Registro de frequência dos estudantes exclusivamente pela participação nas atividades assíncronas
  • Registro de notas: de 18/12/2020 a 21/12/2020
Estudantes
  • Exclusivo para estudantes regulares da UFBA, de graduação e pós-graduação
  • Adesão facultativa
  • Possibilidade de inscrição e cancelamento nas atividades oferecidas
  • Validação para integração curricular
  • Frequência considerada pela participação nas atividades assíncronas
  • Registro no Histórico Escolar apenas das atividades em que for aprovado
  • Participação no SLS não será considerada para cálculo:
  • do tempo máximo para a integralização curricular
  • do Coeficiente de Rendimento (CR)
  • Limite máximo de 340 horas para estudantes de graduação
  • Limite máximo de 204 horas para estudantes de pós-graduação
  • Contato com Colegiado para apresentação de demandas
  • Atenção especial às demandas dos prováveis concluintes em 2020.1
Inscrição
  • Exclusiva para estudantes regular dos cursos de graduação e pós-graduação da UFBA
  • Componentes obrigatório e optativos previstos no Currículo dos cursos e de Atividades extracurriculares
  • Obediência aos pré-requisitos dos componentes previstos nos currículos dos cursos
  • Limite máximo de 340 horas para estudantes de graduação
  • Limite máximo de 204 horas para estudantes de pós-graduação
  • Contato com Colegiado para apresentação de demanda
  • Atenção especial às demandas dos prováveis concluintes em 2020.1
  • Inscrição via web – mesmo procedimento dos semestres regulares

Período letivo: 08/09/2020 a 18/12/2020

Planejamento acadêmico: 03/08/2020 a 27/08/2020

Criação de disciplinas e atividades: 03/08/2020 a 13/08/2020

Inscrição em componentes curriculares (veteranos): 31/08/2020 a 03/09/2020

Registro de notas: 18/12/2020 a 21/12/2020