APRESENTAÇÃO
Atenta a realidade da pandemia do novo coronavírus, protegendo a vida de sua comunidade e seguindo as melhores orientações sanitárias, o Conselho Universitário da UFBA decidiu pela não retomada das atividades presenciais no ano civil de 2020, por entender que a plena realização da pesquisa, do ensino e da extensão, cerne da vida universitária, pressupõe a reunião e a circulação de grande quantidade de pessoas em espaços restritos, ritmo regular e fluxo intenso – condição que, infelizmente, torna escolas e universidades lugares particularmente sensíveis à disseminação em massa da Covid-19.
Diante desse cenário, a UFBA realizará, em caráter emergencial e excepcional, o Semestre Letivo Suplementar (SLS 2020) de atividades online, com oferta de componentes curriculares e extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, adaptados ou especialmente concebidos para tal formato e que podem, inclusive, quando oportuno, ser ministrados conjuntamente por vários docentes, sendo ademais garantido aos estudantes adesão e desligamento facultativos, bem como posterior integralização de carga horária curricular. A expectativa é de que essa ação mobilize todo o corpo docente e técnico-administrativo da UFBA, respeitadas as diferentes condições de trabalho em regime home office, acesso à internet e familiaridade com tecnologias e recursos de gestão pública e educação a distância.
A UFBA convoca a comunidade universitária a, de maneira solidária, a assumir mais um grande desafio. Para tanto, foram desenvolvidas ações para ampliar a capacitação de nosso pessoal em tecnologias digitais, apesar de sabermos que nem todos os professores, técnicos e terceirizados conseguirão reunir, em casa, as melhores condições para desempenhar seu trabalho. Essas limitações serão acolhidas e, na medida do possível, contornadas com compreensão e solidariedade. Também é sabido que, infelizmente, grande parte de nossos estudantes não dispõe de condições adequadas de estudo, equipamentos e acesso à internet nos locais onde moram. Em vista disso, temos empreendido várias gestões junto ao governo federal para garantia de acesso a estudantes em condição de vulnerabilidade, bem como temos trabalhado institucionalmente para disponibilizar outros recursos disponíveis na UFBA. Cumpre registrar, por exemplo, a constituição de uma rede de cooperação entre todas as dez instituições públicas de ensino superior com sede na Bahia para compartilhamento de conteúdos e recursos. Enfim, devemos garantir que os estudantes, caso não consigam reunir condições mínimas de acompanhamento dos cursos, possam retomar o semestre presencial, que continua suspenso, sem qualquer penalidade.
A realização do Semestre Letivo Suplementar foi cuidadosamente construída e resultou de intenso diálogo com as diversas instâncias da comunidade UFBA, com representantes de todas as nossas unidades. A UFBA, portanto, reitera seu compromisso fundamental e inegociável com a saúde e segurança de sua comunidade, reafirma sua luta constante por condições equânimes de acesso de seu corpo discente, além de prezar pelas condições de trabalho de sua comunidade e de procurar, enfim, preservar, mesmo em situação adversa e extraordinária, a qualidade de seu ensino, pesquisa e extensão. A UFBA está, assim, como sempre, viva e em movimento.
Na região abaixo, fornecemos um detalhamento das decisões norteadoras para realização do semestre suplementar na UFBA: